O Ensino da História do Atletismo em Aulas de Educação Física com Auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação: Sobre a Produção de Um Banco de Dados Digital
Por Sara Quenzer Matthiesen (Autor), Bruna Feitosa de Oliveira (Autor), Denis R. Del Conte (Autor).
Em XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF
Resumo
No atletismo, é notória a quantidade de livros e materiais de consulta destinados à execução técnica dos movimentos sem que haja uma maior preocupação com outros conteúdos passíveis de serem ensinados em aulas de Educação Física, a exemplo da história desta modalidade esportiva (FAGANELLO, 2008; MATTHIESEN, 2014). Portanto, como bem observaram Matthiesen, Ginciene e Freitas (2012), há uma carência enorme de referências desta natureza, fato que reforça a necessidade de produção de materiais didáticos capazes de subsidiar o trabalho docente, como apontado por Justino e Rodrigues (2007). Contribuindo com essa temática, notou-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser bastante úteis à produção de materiais didáticos voltados a esse fim, tendo especial destaque os vídeos disponibilizados na internet, especialmente, no Youtube. Não por outro motivo, esse trabalho teve como objetivo investigar, com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação, a história do atletismo produzindo um material didático digital com base em vídeos do YouTube, disponibilizado em um blog, visando subsidiar o trabalho do professor em aulas de Educação Física na escola.