O Ensino de Habilidades Motoras Esportivas na Escola e o Esporte de Alto Rendimento: Discurso, Realidade e Possibilidades
Por Go Tani (Autor), Luciano Basso (Autor), Sérgio Roberto Silveira (None), Sérgio Roberto Silveira (Autor), Walter Roberto Correia (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 27, n 3, 2013. Da página 507 a 518
Resumo
A massificação da prática esportiva começando pela escola tem sido sugerida como uma forma eficaz para transformar o Brasil numa potência no esporte de alto rendimento. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre o discurso, a realidade e as possiblidades de ensino do esporte na escola, tendo como pano de fundo a relação entre a Educação Física Escolar e o esporte de alto rendimento. Em outras palavras, fazer uma análise crítica para qualificar a vinculação escola-esporte de alto rendimento com o intuito de deixar claro o papel social da escola e a sua eventual contribuição para a formação de atletas, e para discutir as possibilidades reais de se ensinar o esporte na escola, particularmente as habilidades motoras, consideradas as condições em que ela se encontra.