O ensino de habilidades socioemocionais na Educação Física Escolar a partir da dinâmica do jogo
Por Bruno Ferreira Silva (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor), Carla Ulasowicz (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 300, 2023.
Resumo
Este artigo trata-se de uma discussão acerca da possibilidade de a educação física ensinar na escola de forma sistematizada sobre as habilidades socioemocionais. O objetivo central trata-se de apresentar a aplicação de uma unidade didática em 3 cidades da Paraíba, com 4 aulas envolvendo o conteúdo Jogo e sua relação com quatro habilidades socioemocionais: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. Verificou-se que a aprendizagem da temática em estudo é possível, porém o contexto em que se deu as aulas, no período da pandemia da COVID-19, proporcionou muitas dificuldades, devido as aulas estarem em ensino remoto ou online, e sem poder ter contato físico direto. No entanto, considera-se que a educação física tem papel fundamental na abordagem das habilidades socioemocionais, considerando toda a especificidade da área.