O Ensino de Multimodalidades Para Idosos a Partir da Família de Jogos e do Modelo Pendular de Daolio Baseado em Bayer
Por Renato Botion Folgati (Autor), Fabiana Ignácio de Almeida (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O programa de Esporte para Idosos na unidade do Sesc 24 de maio acontece no formato de multimodalidade, e tem por Objetivo: objetivo principal a formação de um grupo para a vivência esportiva, envolvendo atividades de competição, demonstração ou simplesmente de prática, cujo principais valores são o lazer, a participação, a inclusão, o exercício pleno da cidadania e a busca de uma melhor qualidade de vida. Desenvolvimento: Foi proposto no começo do curso, deste ano, uma vivência por um mês e meio de diferentes famílias de jogos. Os educadores dividiram em sete famílias de jogos, sendo três delas por desempenho comparado e quatro por princípios táticos, sendo que em cada aula uma família foi apresentada. Ao final dessas vivências os alunos puderam escolher qual família gostariam de iniciar o aprofundamento. Para trabalhar as famílias, foi proposto o modelo pendular de Daolio baseado em Bayer, no qual começamos pelos princípios operacionais através de jogos sem a preocupação com gestos técnicos. Em seguida, com regras de ação e por último trabalhamos os gestos específicos de duas modalidades de cada família de jogo. Sugestões: Observamos que os alunos conseguem absorver gestos técnicos para diferentes modalidades muito mais fácil quando já sabem os princípios dos jogos. Sugerimos um aprofundamento maior em cada família de jogos.