Resumo

A investigação aqui apresentada tem como objeto de estudo o ensino do esporte
Orientação nas aulas de Educação Física do ensino médio. O problema de pesquisa
consiste em identificar quais as possibilidades e os limites para o ensino dessa prática corporal de aventura na Educação Física escolar à luz da metodologia crítico-
superadora. O objetivo geral é desenvolver uma sequência didático-pedagógica para o ensino do esporte Orientação, que contribua para a ampliação dos conhecimentos e
possibilidades de aprendizagem dos estudantes do ensino médio do Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). A pesquisa está pautada nas teorias histórico-crítica, histórico-cultural e crítico-superadora, sobretudo no que diz respeito à tríade conteúdo-forma-destinatário (MARTINS, 2016a). Trata-se de uma pesquisa participante que utiliza os seguintes
instrumentos de coleta de dados: questionários, diário de campo e entrevista. A pesquisa foi finalizada com a disciplina eletiva Práticas corporais de aventura – esporte
Orientação, quando foi materializada a sequência didático-pedagógica com os
estudantes da última etapa da educação básica. Os dados, analisados também a partir da tríade conteúdo-forma-destinatário, indicam não apenas que é possível como também necessário enriquecer o universo simbólico dos estudantes por meio do ensino de conhecimentos clássicos na Educação Física. Entretanto, apontam alguns limites, dentre os quais estão: a escassez de material didático sobre o conteúdo, a complexidade dosreferenciais teóricos (metodologia crítico-superadora, pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural), além da concepção de Educação Física dos estudantes. Ainda que tenham sido identificados limites no decorrer desse processo de ensino, caberessaltar que a ação pedagógica ocorreu nos espaços de contradição, buscando  superá-los dialeticamente e apresentar alternativas factíveis para o trabalho educativo no ensino médio.

 

Acessar Arquivo