Resumo

Introdução: consideramos que a tematização do esporte nas aulas de educação física, ao tomá-lo como fenômeno sociocultural de grande relevância, conserva o caráter complexo que circunda esse fenômeno, em contraposição ao reducionismo instrumental, outrora privilegiado. Sendo assim, acreditamos que o debate acerca do esporte enquanto conteúdo escolar passa também pelo desenvolvimento e a análise de diferentes propostas pedagógicas. Objetivo: planejar, desenvolver e analisar uma unidade didática de futsal na educação física escolar, desenvolvida a partir dos pressupostos do Sport Education Model. Desenvolvimento: foi realizada uma unidade didática de futsal ancorada nos pressupostos do Sport Education Model com uma turma de 8º ano escola municipal da cidade de Novo Hamburgo-RS. Os consentimentos dos sujeitos estudados foram obtidos e os procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com a legislação vigente. Os resultados sugerem que o Sport Education Model potencializou pedagogicamente o tempo de aula e que proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, especialmente dos menos habilidosos na modalidade. Apontaram também que uma única unidade didática foi insuficiente para superar totalmente as discrepâncias de participação nos jogos em virtude das questões de gênero. Sugestões: destacamos que em nossa pesquisa, o Sport Education Model enquanto proposta pedagógica mostrou-se uma alternativa desafiadora e estimulante, tanto para os alunos, como para o professor. Sendo assim, acreditamos que o estudo, o desenvolvimento e a reflexão acerca do Sport Education Model podem contribuir para o enriquecimento das práticas pedagógicas dos professores de educação física. 

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