O Ensino do Mini-handebol Sob Uma Perspectiva Discente: Projeto Passada Pro Futuro
Por Luiza Santos Martins (Autor), Leonardo Fagundes dos Santos (Autor), Mariana Bório Xavier (Autor), Felipe Wickboldt dos Santos (Autor), Rose Méri Santos da Silva (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: No atual contexto social a prática esportiva voltada para crianças configura-se em um fenômeno potente e multifacetado. Nesta perspectiva destaca-se as palavras de Ferraz (2009) ao enfatizar que a prática esportiva na infância deve ser concebida “sem pré-julgamentos, considerando a competição sob o ponto de vista da criança imersa nessa experiência, e não sob a perspectiva do adulto”. Neste sentido ressalta-se o Mini-Handebol, concebido como “uma atividade que proporcione condições e experiências variadas e positivas, sem se importar com treinamentos rígidos, táticas ou placares de jogos, ou seja, o mini- handebol é uma atividade que deve ser incentivada a ser praticada com e por prazer” (ABREU, 2022). Objetivo: Relatar as ações desenvolvidas no projeto de extensão de Mini-Handebol da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no eixo Mini-B. Desenvolvimento: O referido projeto extensionista retomou sua atuação no ano de 2022, após uma melhora no quadro geral da Pandemia de Covid-19. As atividades objetivam o ensino do Mini-Handebol para crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. Sua forma de atuação se pauta na operação de duas distintas metodologias que se complementam, unindo elementos oriundos da Iniciação Esportiva Universal (GRECO e BENDA, 1998), que são as capacidades táticas básicas e os jogos de inteligência e criatividade tática, juntamente com o as fases do jogo propostas por Borin (2018). Sugestões: A implementação de projetos como o MiniHandebol, configura-se como um espaço de proporcionar práticas prazerosas às crianças, assim como diversificar suas experiências motoras e de sociabilização, tão comprometidas após um afastamento social necessário devido a pandemia. Para além disso, o projeto possibilita um espaço de experiência docente, contribuindo na formação inicial dos discentes envolvidos. Sendo assim destaque-se a necessidade de implementação de outros projetos com tais características em distintas instituições.