Resumo

Introdução: O presente texto relata a experiência de uma professora de Educação Física com atividades voltadas para o ensino do surf para crianças em uma escolinha especializada, localizada na cidade de Santos (SP). A prática desta modalidade pode ser implementada desde a infância, com intuito de explorar as experiências corporais e o autoconhecimento, considerando que o movimento faz parte da vida da criança e contribui para o amplo desenvolvimento, como por exemplo, físico, motor, afetivo, cognitivo. É importante que as atividades planejadas nessa etapa explorem, para além do surf, outras práticas como jogos, brincadeiras tradicionais e outras modalidades esportivas, proporcionando experiências variadas. Objetivo: O objetivo deste relato é descrever a experiência de desenvolvimento de um projeto de surf para crianças. Desenvolvimento: O intuito é inserir o surf na vida das pessoas explorando os benefícios da prática de atividade física, estilo de vida ativo e contato com a natureza. Neste trabalho focaremos nas aulas voltadas para crianças de 6 a 10 anos, que acontecem duas vezes por semana com duração de 60 minutos cada aula. O planejamento é estruturado através da metodologia própria da escola de surf, e aborda quatro blocos temáticos: drop, remada, direcionamento e surf. Trata-se de uma prática que as crianças saem da zona de conforto pois se deparam com diversos desafios diários e lidam com seus medos, confianças, seguranças, e assim, consegue atribuir um sentido para aquela prática corporal. Sugestões: Entendemos que este é um espaço importante para o desenvolvimento integral das crianças em suas dimensões cognitivas, motoras, sociais, afetivas, físicas. Além de ampliar seu repertório motor, e também proporcionar o incentivo à prática regular de atividade física, o surf contribui para que as crianças possam lidar com seus sentimentos, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento da autoconfiança e da coragem que irão fazer parte da vida futura deles