O Ensino da História da Educação Física: Uma Análise dos Anais dos Congressos de Educação Física, Esporte e Lazer
Por Thiago Ferraz Will (Autor), Omar Schneider (Autor), Wallace Rocha Assunção (Autor), Denise Maria da Silva Ribeiro (Autor), Mariana Rocha Lucio (Autor), Grasiela Martins Lopes Poleze (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa procura analisar como vem sendo debatido o ensino da História da Educação Física pela comunidade acadêmica na formação de futuros professores. Utiliza anais dos congressos como fonte, por serem esses objetos representativos de certo momento que reúne pesquisadores e pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento, possibilitando também a troca de experiência sobre diferentes temáticas que animam as discussões de uma área. Dessa forma, os estudos que tomam os anais de congressos como fonte possibilitam determinar e compreender o estado da arte de um campo de pesquisa, seus caminhos metodológicos, opções teóricas e temáticas.
Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de lutas de representação desenvolvidos por Roger Chartier (1991). Buscamos analisar, com base nessa teorização, os anais de congressos que abordem a História da Educação Física, para compreendermos como vem circulando a discussão sobre o ensino da História da Educação Física, esporte e lazer.