Resumo

Este trabalho descreve os objetivos do esporte praticado nas escolas da
cidade de São Paulo. Foram entrevistados coordenadores de três escolas
particulares e três escolas públicas para comparar seus relatos com o esporte
educacional, que é defendido pela revisão de literatura. Os valores educativos
do esporte, destacados pela pesquisa bibliográfica são a formação do caráter,
a evolução pessoal e o processo de socialização. Estes valores também
foram encontrados na fala dos coordenadores esportivos das escolas.
Valorizar o resultado esportivo em competições escolares é uma prática
constante na maioria das escolas pesquisadas. Este fato justifica a crítica da
revisão de literatura sobre esta situação, que gera a seleção dos melhores
jogadores, e exclui os praticantes menos habilidosos. Apesar da grande
importância que é dada ao resultado esportivo, todas os coordenadores
entrevistados afirmaram, que a educação das crianças é o objetivo mais
importante da prática esportiva. As principais diferenças entre os dois
mo d e l o s e s c o l a re s e s t u d a d o s s ã o a s c o n d i ç õ e s e s t ru t u ra i s me n o s
desenvolvidas das escolas públicas. Nas escolas particulares os programas
esportivos são parte de estratégias de marketing, isso não acontece nas
escolas públicas porque elas não possuem propósitos comerciais.

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