O Esporte Educacional nas Escolas da Cidade de São Paulo
Por Mário André Sígoli (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este trabalho descreve os objetivos do esporte praticado nas escolas da
cidade de São Paulo. Foram entrevistados coordenadores de três escolas
particulares e três escolas públicas para comparar seus relatos com o esporte
educacional, que é defendido pela revisão de literatura. Os valores educativos
do esporte, destacados pela pesquisa bibliográfica são a formação do caráter,
a evolução pessoal e o processo de socialização. Estes valores também
foram encontrados na fala dos coordenadores esportivos das escolas.
Valorizar o resultado esportivo em competições escolares é uma prática
constante na maioria das escolas pesquisadas. Este fato justifica a crítica da
revisão de literatura sobre esta situação, que gera a seleção dos melhores
jogadores, e exclui os praticantes menos habilidosos. Apesar da grande
importância que é dada ao resultado esportivo, todas os coordenadores
entrevistados afirmaram, que a educação das crianças é o objetivo mais
importante da prática esportiva. As principais diferenças entre os dois
mo d e l o s e s c o l a re s e s t u d a d o s s ã o a s c o n d i ç õ e s e s t ru t u ra i s me n o s
desenvolvidas das escolas públicas. Nas escolas particulares os programas
esportivos são parte de estratégias de marketing, isso não acontece nas
escolas públicas porque elas não possuem propósitos comerciais.