Resumo
O esporte é um dos fenômenos sociais mais importantes da humanidade. Com elevado potencial econômico, diferentes modalidades esportivas em escala e tempo diferentes, foram e continuam sendo apropriadas pela indústria do entretenimento, passando a ocupar uma posição de liderança no espaço dos esportes. O objetivo deste trabalho é apontar os indicativos que o esporte-espetáculo está mostrando como um “novo” produto dentro do campo esportivo. Trata-se de um estudo exploratório que demandou uma revisão de literatura do tipo empírica. Para a consecução do objetivo proposto, construiu-se o cenário atual do esporte-espetáculo, bem como sua produção midiática e algumas tendências futuras baseadas em estratégias diferenciadas para a conquista de novas fronteiras. Constatou-se, através de aproximações feitas entre o esporte e a indústria, que o fenômeno esportivo por sua forte inserção midiática passa por um momento de inflexão. Dessa maneira, soluções inovadoras passam a metamorfosear a vitrine atual. Formas dessemelhantes das atuais devem vigorar em curto espaço de tempo.