O Esporte na Imprensa e a Publicidade Esportiva no Rio de Janeiro do Século XIX
Por Victor Andrade de Melo (Autor), Fernanda Neves Salazar (Autor), Jesus Maria José (Autor), Eduardo Alexandre Dantas da Veiga (Autor).
Em IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
Este estudo tem por objetivos discutir: os primórdios da organização da imprensa esportiva no Brasil: as iniciativas pioneiras de utilização do esporte como forma de propaganda; e as relações que se estabeleceram entre imprensa e publicidade esportiva. Para alcance do objetivo fizemos uso primordial de duas fontes: a) jornais e revistas da época onde o esporte era destacado como conteúdo central e/ou importante; b) jornais de importância no cenário do Rio de Janeiro, fundamentalmente o Jornal do Brasil. Até o momento foi possível concluir que: a) as relações entre esporte e imprensa, intermediadas pela necessidade de publicidade, são obseiváveis desde os primórdios da constituição de um campo esportivo no Brasil, constantemente se estabelecendo de forma ambígua e necessária para ambos; b) Na época, a imprensa já influía nas organizações esportivas, sugerindo mudanças e criando modismos.