Resumo

O modelo Teaching Games for Understanding (TGfU) é uma sistematização didático-metodológica reconhecida e consolidada internacionalmente para o trato com os esportes, sendo também base teórica para outras proposições de ensino esportivo em diferentes países. Por sua relevância no debate da Pedagogia do Esporte internacional, identificamos a necessidade de analisar como o TGfU está sendo discutido cientificamente no Brasil e demais países de língua portuguesa? Para responder essa pergunta, esse estudo tem como objetivo analisar o cenário da produção acadêmica em língua portuguesa sobre o modelo TGfU nos periódicos integrantes do Qualis CAPES – Educação Física. Após o processo de busca, que considerou todos os periódicos que compõem esse Qualis, encontramos nove estudos redigidos em português sobre o TGfU, a partir das palavras-chave Teaching Games for Understanding, TGfU e Ensino para Compreensão. Em seguida, analisamos esses nove artigos no que se refere aos seus anos e periódicos de publicação, bem como os objetivos, as metodologias e as populações de cada investigação. A partir dessa análise, constatamos que a primeira produção sobre TGfU foi publicada 25 anos após o estudo que propôs oficialmente o modelo. Além disso, contatamos que sete estudos são de discussão teórica, pautados na apresentação das características e potencialidades que o modelo TGfU como possibilidade de desenvolvimento dos esportes, sendo apenas dois deles de caráter aplicado, um considerando populações de iniciação esportiva do futebol e outro que analisa as experiências com TGfU na formação inicial em Educação Física. Por fim, sistematizamos uma linha do tempo da produção em língua portuguesa sobre o modelo TGfU, identificando duas fases distintas: de Discussão Teórica e de Articulação/Intervenção, o que projeta uma tendência de novos estudos dedicados em avançar na construção de novos conhecimentos no futuro da produção em português sobre TGfU.

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