Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre o estágio supervisionado não obrigatório em nível de graduação, como expressão das relações entre a formação na universidade e a atuação no mundo do trabalho. Metodologicamente procedeu-se com pesquisa teórica associada ao levantamento e análise de dados por meio de entrevistas intensivas e questionários. Seus resultados apontam que o estágio supervisionado não obrigatório se materializa como relações de emprego precarizadas que desvirtuam a formação acadêmica e humana dos estudantes, isto é, um trabalho disforme que se efetiva como violência subliminar.

Referências

ALVES, Giovanni. Trabalho e neodesenvolvimento: choque de capitalismo e nova degradação do trabalho no Brasil. Bauru: Canal 6, 2014.

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2000.

ALVES, G.; ESTANQUE, E. (Orgs.). Trabalho, juventude e precariedade: Brasil e Portugal. Bauru: Canal 6, 2012.

ANTUNES, Ricardo. Dimensões da precarização estrutural do trabalho. In: DRUCK, G.; FRANCO, T. (Orgs.). A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007.

BEYNON, Huw. As práticas do trabalho em mutação. In: ANTUNES, Ricardo (Org). Neoliberalismo, trabalho e sindicatos: reestruturação produtiva na Inglaterra e no Brasil. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2002.

BRASIL. Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências.

BRASIL. Lei Federal nº 6494, de 07 de dezembro de 1977. Dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 20 grau e supletivo e dá outras providências.

DEMAZIÈRE, Didier. Diversificação das formas de emprego e fragmentação das normas de emprego: o caso francês. In: GUIMARÃES, Nadya Araújo; HIRATA, Helena; SUGITA, Kurumi. (Orgs). Trabalho flexível, empregos precários? uma comparação Brasil, França, Japão. São Paulo: EDUSP, 2009.

GOIÁS. UEG. ESEFFEGO. Projeto político de curso de licenciatura em educação Física, Goiânia, 2015.

GOIÁS. UEG. Resolução CsA 854/2015. Aprova o Regulamento das diretrizes básicas para o Estágio Supervisionado dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Goiás.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Editora Loyola, 1995.

MARX, Karl. O capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, Ístvan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

MASCARENHAS, Angela Cristina Belém. Violência Subliminar e Ideologia na Sociedade Capitalista. (In). Scarel; Estelamaris, Rosa, Sandra Valéria Limonta; Silva, Simei A. (Org). Educação, Sociedade, Subjetividade e Violência. Goiânia. Grafíca e Editora América, 2015.

POCHMAMN, Márcio. Desempregados do Brasil. (In): Antunes, Ricardo (Org). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. Vol.1. São Paulo: Boitempo, 2006.

SANTOS, Jucelindo Vieira dos. Contrato de estágio: subemprego, aberto e disfarçado: reflexões e comentários: legislação de estágio. São Paulo: LTr, 2006.

VASAPOLLO, Luciano. O trabalho atípico e a precariedade. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

Acessar