Resumo


O presente texto trata-se de uma comunicação referente a um estudo, que se encontra em andamento, em nível de mestrado do PPGEF/UFSC. Com o objetivo de compreender como alunos-estagiários interpretam suas experiências docentes ocorridas no estágio supervisionado, tendo em vista a formação acadêmica num curso de formação de professores de educação física a distância, levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e, como se dá à imersão dos alunos diante da cultura escolar nesta fase da formação docente. Para tanto, construímos uma pesquisa do tipo de múltiplos casos a partir de descrição interpretativa dos planos de aula e relatos feitos por 04 (quatro) acadêmicos do curso oferecido pela UnB em parceria com a UAB no polo de apoio presencial de Piritiba/BA, além de entrevistas feitas com estes visando compreender o processo de suas experiências docentes. Para a interpretação transversal dos dados obtidos, estamos utilizando elementos da técnica de análise de conteúdo sistematizada, associada à análise temática como uma variação.
 

Acessar