Resumo
As comunidades virtuais constituem verdadeiros agrupamentos de indivíduos usuários de redes de computadores que determinam fontes de valores responsáveis por moldar comportamentos e organizações sociais na Internet. O objetivo deste trabalho é investigar as modificações que essas comunidades inserem na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. A importância desse esporte como elemento de afirmação da identidade nacional vai, paulatinamente, perdendo espaço para os clubes de futebol supranacionais. Isso se deve, em grande parte, às transformações provocadas pelo surgimento e pela expansão das tecnologias comunicacionais, sendo a Internet e a TV Digital seus melhores exemplos. Surge assim, no seio dessa cibercultura, a torcida virtual, verdadeira forma de inteligência coletiva em torno do futebol, que ultrapassa as relações locais em função de uma dinâmica de comunicação planetária. Assim, nossa intenção, nesta pesquisa, foi identificar e analisar as características das comunidades virtuais de torcedores de futebol que se constituem em torno das quatro principais agremiações esportivas do Estado de São Paulo – Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista -, procurando com isso observar os diferentes objetivos que motivam esta “reunião virtual” no ciberespaço. Durante quinze meses, doze sites relacionados com o tema foram monitorados, e cinqüenta e sete pessoas, entre jornalistas, acadêmicos e membros de torcidas organizadas, foram entrevistadas para a realização desta pesquisa. Pudemos verificar que a rede mundial de computadores funciona, no que diz respeito à cultura do futebol paulista, como um “espelho” da vida social, tanto em seus aspectos mais positivos, quanto negativos.