Resumo

Introdução: No decorrer das aulas de práticas aquáticas, pós pandemia, chamou a atenção para a grande dificuldade que os alunos adultos apresentaram nos processos de ensino-aprendizagem (PEA) das competências motoras aquáticas (CMA), a princípio encaramos como uma dificuldade de falta de condicionamento físico ou sequelas da infecção por covid-19, etc. No decorrer dos meses as dificuldades persistiam passamos a observar as características psicológicas, sociais e afetivas, afinal o aprendizado do aluno abrange além de aspectos motores e biomecânicos, daí a importância de avaliar no processo as questões psicológicas, afetivas e sociais. Na literatura existem poucos estudos que discutem o PEA na fase adulta, é importante destacar que na fase adulta ainda há aprendizagem constante, ou seja, não é interrompida na infância. Objetivo: Descobrir os fatores que estavam influenciando a aprendizagem dos alunos. Desenvolvimento: Este relato de experiência trata de uma turma do programa de práticas aquáticas no Sesc 24 de maio, vale destacar que utilizando o método multidisciplinar, que ajuda nos processos de aprendizagens motoras de alunos adultos, pois propicia uma vivência variada das CMA. Sempre utilizei ou criei formas de avaliar as etapas do PEA da turma, como o método visa as CMA, desenvolvi um roteiro avaliativo, aplicando nessa turma há quatro anos, sempre de forma unilateral, com a demanda gerada pós pandemia, achei melhor introduzir a participação subjetiva do aluno para ampliar informações socioafetivas ou psicossociais, quando realizava uma tarefa do roteiro, enquanto analisávamos a técnica e verificávamos alguma dificuldade duas perguntas eram realizadas para o aluno:(1) Enquanto executava o que você sentiu/ sensação? (2) Você se sente confortável realizando esse exercício? Respostas foram: ansioso, angústia, falta de ar e insegurança. Possibilitou traçar novas estratégias para as aulas. Sugestões: Utilizar instrumentos de avaliação para verificar aprendizagem com a auto avaliação e não ignorar as questões socioafetivas ou psicossociais.

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