Resumo

O estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação de Professores”, especificamente na área de interesse “Experiências inovadoras na Formação de Professores de Educação Física”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Fundamenta-se nos parâmetros teórico-metodológicos do marxismo para investigar a confluência do campo da formação de professores de Educação Física com o campo das políticas curriculares, onde problematiza o impacto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos superiores de Educação Física do Estado do Pará. Apreende a estrutura essencial da formação em Educação Física a partir da simultaneidade de uma perspectiva diacrônica e sincrônica, a primeira responsável pela captura da gênese e evolução do objeto de estudo, a segunda pela caracterização do estado atual. Reconhece os nexos e mediações do conjunto de dispositivos orientadores para a organização curricular emanado do poder oficial nas últimas décadas com um movimento mais amplo, fundado em ajustes estruturais do sistema capitalista, que visa adequar à formação/qualificação dos trabalhadores as novas exigências do processo produtivo. Evidencia contradições, antagonismos e ressignificações no processo de mediação das orientações normativas advindas das Diretrizes Curriculares para formação de professores em Educação Física nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Educação Física do Estado do Pará no que se refere à concepção de Educação Física, de Formação e de Perfil Acadêmico-Profissional. Conclui sobre possibilidades de construção de atividades educativas emancipadoras/revolucionárias para a formação de professores de Educação Física. 

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