Resumo

O foco deste estudo é uma síntese narrativa sobre o trabalho dos professores
de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto
Alegre (RME/POA), a partir da implantação e implementação do Projeto
E s c o l a C i d a d ã . O t e m a e s t á c e n t ra l i z a d o n a s i n fl u ê n c i a s q u e a s
transformações histórico-sociais em curso têm sobre a ação pedagógica
dos docentes de Educação Física num contexto escolar de inovações
educacionais, a partir do cotidiano desses docentes. Para identificar e
compreender como as atuais transformações da sociedade interferem na
escola, mais especificamente na ação pedagógica dos professores de
Educação Física, seguimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, tomando
como referência a "etnografia educativa" (GOETZ & LE COMPTE, 1984;
WOODS, 1995; MOLINA NETO, 1999). Para melhor descrever, explicar,
compreender e interpretar o tema em estudo, optamos por obter as
informações através da observação participante, entrevista semi-estruturada,
análise documental, diário de campo e narrativa escrita. É possível, a partir
do estudo preliminar realizado em uma escola municipal com dois
professores de Educação Física, fazer algumas considerações provisórias.
A escola inserida em uma comunidade à qual grupos familiares oriundos
de diferentes regiões da cidade vão se agregando aos já estabelecidos tem
provocado mudanças nas relações sociais, além de outros problemas
decorridos da adaptação ao novo ambiente. Sobretudo, tem dificultado a
concretização do projeto pedagógico de proporcionar novas formas de
relações interpessoais e de criar uma nova cultura de construção coletiva
do cotidiano da escola. O movimento migratório contínuo e temporário e
sua conseqüência desagregadora, decorrentes de mudanças sociais, têm
interferido no cotidiano desta escola, desafiando os docentes para a
necessidade de mudanças de suas ações pedagógicas, especialmente da
Educação Física.

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