Resumo

Introdução: Estudos têm sugerido o potencial da prática esportiva para o desenvolvimento positivo de jovens e para a transferências de habilidades para a vida (THV). Nesse sentido, a literatura propõe a possibilidade de refletir acerca de modelos conceituais que buscam identificar e articular mecanismos psicológicos, contextuais e relacionais que proporcionam a transferência de habilidades para vida e, consequentemente, um desenvolvimento psicossocial bem-sucedido. Entretanto, ainda são escassas pesquisas empíricas que avaliem as implicações dessas variáveis sobre a THV. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os efeitos da paixão pelo esporte, clima motivacional no esporte e do suporte familiar sobre a THV. Metodologia: A amostra foi composta por 261 atletas, com idades entre 12 e 24 anos (M= 17,7, DP= 3,46), sendo 62,8% do sexo masculino. Para obtenção dos resultados foi realizada uma análise de modelagem de equações estruturais (MEE). Resultados: A MEE demonstrou efeitos positivos da paixão harmoniosa (variaram entre β = 0,279 e 0,489), clima motivacional orientado à tarefa (variaram entre β = 0,158 e 0,314) e os indicadores de suporte familiar (afetivo-consistente: variou entre β = 0,215 e 0,365, autonomia familiar: β = 0,192, e adaptação familiar: β = 0,184 e 0,193) sobre as dimensões da THV Em contraste, observou-se um efeito negativo da paixão obsessiva (variaram entre β = -0,144 e -0,277) e do clima motivacional orientado ao ego sobre tais variáveis (variaram entre β = -0,120 e -0,202). Conclusões: A partir dos resultados, é possível destacar a importância da multidisciplinaridade para o desenvolvimento positivo dos indivíduos. E, nesse sentido, aponta a necessidade de que programas esportivos promovam uma relação harmoniosa com a atividade, intervenções voltadas para o trabalho em grupo e, além disso, incluam o núcleo familiar para propiciar a THV, visto que essas variáveis demonstram ser facilitadoras deste processo