Resumo


Tendo em vista as temáticas sobre a brincadeira infantil e a inclusão social, sobretudo das crianças pequenas nos vários contextos brasileiros, este estudo objetivou identificar e analisar as contribuições do jogo de faz-de-conta para o aprendizado e desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual em uma turma inclusiva no espaço da brinquedoteca. A metodologia utilizada fundamentou-se numa pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, orientada para a observação, registro e análise dos episódios de faz-de-conta. As considerações finais apontam para a importância do jogo de faz-de-conta para o desenvolvimento infantil das crianças visto que ao jogar, a criança se relacionou com conteúdos culturais que ela reproduz e transforma, dos quais ela se apropria e lhes dá uma nova significação. Enfim, é no jogo que a criança tem acesso à cultura tal como ela existe num dado momento, mas com todo seu peso histórico. Outro aspecto a se destacar, foram as diversas possibilidades que esta brincadeira oportunizou no sentido da aproximação e do compartilhamento de brincadeiras entre a criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) e seus colegas, favorecendo o aprendizado nas trocas de experiência entre eles.
 

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