Resumo

A partir do pressuposto de que alunos aprendem também em contextos extraescolares (comunitários e familiares, por exemplo), este estudo objetivou compreender como o jogo de futebol das aulas de Educação Física está inserido em uma dinâmica de encontro, confronto e atualização em relação ao jogo de futebol extraescolar. Foram observadas 22 aulas de Educação Física e 5 jogos extraescolares discentes de futebol. Além disso, foram realizadas 18 entrevistas com 12 alunos pertencentes a duas turmas de 7ª e duas de 8ª séries do ensino fundamental público em Campinas, São Paulo. A análise cultural realizada constatou a existência de três temas (regras do jogo, saber jogar e jogo de meninas e meninos) que emergiram na dinâmica de encontro, confronto e atualização; bem como evidenciou implicações pedagógicas para a aula de Educação Física, tendo em vista que a noção da formação da cidadania é problemática em relação à condição do jogo de futebol no Brasil.

Acessar Arquivo