Resumo

Introdução: O judô atua positivamente no comportamento social das crianças, além da técnica, objetiva educar a mente e o corpo para os princípios éticos, morais e filosóficos. A Fundação Gol de Letra (FGL) acredita que o judô, contribui com seus princípios educacionais: Aprender, Conviver e Multiplicar, em busca da educação integral. Objetivo: Verificar se os princípios educacionais da FGL, desenvolvidos com o judô, contribuem com a Educação Integral. Métodos: É uma pesquisa descritiva e qualitativa, com os educandos do judô, há mais de 6 meses ou mais na modalidade. Aplicou-se um questionário para 18 educandos, sendo 10 masculino e 8 feminino, e aos responsáveis. Adotamos um questionário com questões fechadas abordando a percepção de relacionamentos, motivação, comportamento e desempenho escolar. Todos os participantes foram informados dos objetivos do estudo e assinaram o termo de consentimento. Resultados: Verificamos que os educandos perceberam melhoras na sua conduta social após iniciar o judô, avaliando que seu nível de tolerância aumentou, além de melhorarem seus relacionamentos familiares, escolares e sociais. Os responsáveis tiveram a mesma percepção, indicando que o judô trouxe benefícios positivos, pois melhoraram nos estudos, na realização de tarefas domésticas e escolares, além da melhora na responsabilidade, disciplina e respeito, diminuindo todas as formas de agressão. Desta maneira, 100% da amostra, acreditam que a conduta, o comportamento e o aprendizado melhoraram, significativamente, com o judô além de ter ajudado a diminuir a agressividade, trazendo mudanças positivas aos educandos. Conclusão: Portanto, a prática e os princípios do judô, somados a metodologia FGL estimulam um ambiente de criatividade e diversidade, permitindo uma gama infinita de diferentes níveis de experiências (motoras, sociais, culturais, afetivas, cognitivas, etc), possibilitando aos educandos o desenvolvimento da autonomia, a disciplina, o convívio com as diferenças, respeito ao próximo, o estabelecimento de metas e a lidar com o sucesso e o fracasso.

Acessar