Resumo

Considerando a necessidade de analisar a temática do lazer e Educação Física Escolar, este estudo tem como foco o desenvolvimento do tema: “Lazer no Ensino Médio” para as turmas da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). Embora a discussão sobre lazer e educação se encontre muito difundida no campo acadêmico, não se tem observado especial atenção ao campo didático-pedagógico, sobretudo nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Esta pesquisa visa promover reflexões sobre as vivências de lazer nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na FUNEC. Nesse sentido, como objetivo principal, este estudo visa fortalecer e qualificar essa instituição para enfrentar os desafios de uma proposta pedagógica sobre o lazer. Esta pesquisa busca realizar um diagnóstico sobre as possibilidades de vivências de lazer nas aulas de Educação Física na perspectiva de identificar como ele é compreendido, tratado e desenvolvido pelos professores de Educação física da FUNEC. O estudo possui uma abordagem descritiva qualitativa e utilizou a combinação de pesquisas bibliográfica, de observação e de intervenção pedagógica, possibilitando alternativas de produção de conhecimento e de intervenção na área. O presente estudo está organizado em três partes: a primeira, onde a pesquisa é apresentada, “O lazer nas aulas de Educação Física: construindo projetos de ensino com professores do Ensino Médio”, introdução e seu objeto de estudo, enfatizando a importância de focar algumas reflexões sobre a relação entre a Educação Física e o lazer e que, consequentemente, aborda os objetivos e as justificativas. Na segunda parte, a escolha da metodologia utilizada é apresentada e a terceira, com base nessas premissas, apresenta a descrição do produto técnico: a construção de um blog, de uma carta oficial e de um projeto – aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) –, que se mostraram como uma oportunidade de um maior diálogo e de reflexões, influenciando a produção de conhecimentos na área de Educação Física. Encerrando o estudo, as considerações finais são expostas, quando se propõem algumas reflexões sobre a relação lazer e Educação Física e apresentam-se os anexos utilizados para complementação e oficialização da pesquisa. O estudo revelou que a intercessão Educação Física e lazer pode ser um meio de transformação sociocultural, de reflexão sobre o tipo de sociedade que queremos construir e de produção de uma maior criticidade sobre os ditames sociais que são impostos pelo sistema capitalista vigente. Como resultado, a pesquisa revelou a importância do trabalho docente coletivo e da ampliação dos contextos de formação continuada dentro da escola. Sendo o lazer uma dimensão importante das experiências juvenis, dando visibilidade à necessidade de atenção às inúmeras manifestações culturais de lazer dos jovens estudantes.

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