Resumo

O objetivo deste artigo foi caracterizar a produção sobre o lazer nos periódicos da Educação Física brasileira. Analisamos o quantitativo de publicações por ano, os periódicos, os agentes autores dos artigos e os focos dos estudos. Para a análise, utilizamos a base teórica de Pierre Bourdieu. Como resultados identificamos um crescimento na produção sobre o tema. O periódico que mais publicou sobre o assunto é a Licere, seguida pela Revista Brasileira de Estudos do Lazer e ambas ilustram um ganho de autonomia por parte dos agentes que pesquisam sobre o lazer. Constatamos 1522 agentes que publicaram sobre o tema, embora 74,63% deles publicaram somente um artigo. Apenas 1,77% desses agentes publicaram 10 artigos ou mais. A respeito dos focos, o campo valoriza estudos sobre grupos e suas atividades de lazer, sobretudo o grupo populacional idosos.

Referências

ALBERT, Mathieu; KLEINMAN, Daniel Lee. Bringing Pierre Bourdieu to science and technology studies. Minerva, v. 49, n. 3, p. 263–273, 2011. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43548606. Acesso em: 8 fev. 2024.

BARATA, Rita B. et al. The configuration of the Brazilian scientific field. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, v. 86, n. 1, p. 505–521, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0001-3765201420130023

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 6. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELASCO, Angélica Gonçalves Silva; OKUNO, Meiry Fernanda Pinto. Reality and challenges of ageing. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 1–2, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2019-72suppl201

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Hiérarchie sociale des objets. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 1, n. 1, p. 4–6, 1975a. Disponível em: https://www.persee.fr/issue/arss_0335-5322_1975_num_1_1. Acesso em: 8 fev. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Le champ scientifique. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 2, n. 2, p. 88–104, 1976. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1976_num_2_2_3454. Acesso em: 8 fev. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo, SP: UNESP, 2004a.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Science of science and reflexivity. Chicago: The University of Chicago and Polity Press, 2004b.

BOURDIEU, Pierre. The specificity of the scientific field and the social conditions of the progress of reason. Social Science Information, v. 6, p. 19–47, 1975b. DOI: https://doi.org/10.1177/053901847501400602

CAVALCANTE, Fernando Resende et al. Nas privadas recreação, nas públicas educação: as características das disciplinas relacionadas ao lazer nos cursos de Educação Física. Movimento, v. 29, p. 29026, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.127561

CAVALCANTE, Fernando Resende; INÁCIO, Humberto Luís de Deus. Bibliografias das disciplinas relacionadas ao lazer de instituições federais de ensino superior do Brasil. Corpoconsciência, v. 27, p. e14242, 2023. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.27.e14242

CAVALCANTE, Fernando Resende; LAZZAROTTI FILHO, Ari. O lazer nos currículos dos cursos de Educação Física: diversidades e tendências. Movimento, v. 27, p. 27056, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.114216

COSTA, Brenda Rodrigues; NEVES, Ricardo Lira Rezende de. Lutas e disputas no campo científico da Educação Física: o grupo de trabalho temático gênero no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Movimento, v. 28, p. e28009, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.118067

DIAS, Cleber et al. Estudos do lazer no Brasil em princípios do século XXI: panorama e perspectivas. Movimento, v. 23, n. 2, p. 601–616, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66121

ELSEVIER; AGÊNCIA BORI. 2022: um ano de queda na produção científica para 23 países, inclusive o Brasil. Bori Agência, 2023. Disponível em: https://abori.com.br/relatorios/2022-um-ano-de-queda-na-producao-cientifica-para-23-paises-inclusive-o-brasil/. Acesso em: 8 fev. 2024.

FUHSE, Jan. Relational Sociology of the scientific field: communication, identities, and field relations. Digithum, n. 26, p. 1–14, 2020. DOI: https://doi.org/10.7238/d.v0i26.374144.

GASPARI, Jossett. Reconstruindo o lazer a partir de um periódico cientifico. Motriz, v. 11, n. 2, p. 131–140, 2005. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/173. Acesso em: 8 fev. 2024.

GOMES, Christianne Luce. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir da análise de experiências institucionais (1926-1964). 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.

GOMES, Christianne Luce; ELIZALDE, Rodrigo. Horizontes latino-americanos do lazer. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

GOMES, Christianne Luce; MELO, Victor Andrade. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, v. 9, n. 1, p. 23–44, 2003. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2661

ISAYAMA, Helder Ferreira. Reflexões sobre os conteúdos físico-esportivos e as vivências de lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lazer e cultura. Campinas: Alínea, 2007. p. 31–46.

KUHN, Thomas. A Estrutura das revoluções científicas. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

KUHN, Thomas. Tensão essencial. São Paulo: UNESP, 2011.

LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 64–66.

LAZZAROTTI FILHO, Ari. O periodismo científico da Educação Física brasileira. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 35–50, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p35

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Modus operandi da produção científica da Educação Física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista de Educação Física da UEM, v. 23, n. 1, p. 1-14, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 8 fev. 2024.

LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; MASCARENHAS, Fernando. Transformações contemporâneas do campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil: novos habitus, modus operandi e objetos de disputa. Movimento, v. 20, n. esp, p. 67–80, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.48280

LEBARON, Frédéric. Capital. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 101–104.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. A relação teoria e prática na formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira (org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 59–85.

MELO, Victor Andrade. Lazer e Educação Física: problemas historicamente construídos, saídas possíveis - um enfoque na questão da formação. In: WERNECK, Christianne Luce Gomes; ISAYAMA, Helder Ferreira (org.). Lazer, recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MELO, Victor Andrade; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao lazer. 2. ed. Barueri: Manole, 2012.

MOORE, Rob. Capital. In: GRENFELL, Michael (org.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2018. p. 136–155.

Acessar