Resumo

A partir da constatação da escassez de livro didático para a Educação Física escolar, muitas escolas da rede particular de ensino têm adotado a produção e a utilização de apostilas didáticas. Considerando tal aspecto, essa pesquisa buscou analisar a leitura e o uso que os professores de Educação Física do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede particular de ensino da cidade de Araraquara/SP, que adota o sistema apostilado, fazem de tais materiais. A análise qualitativa dos dados coletados através de entrevistas semi–estruturadas com os referidos professores indicou que: a) os mesmos acreditam no livro didático para a área, b) aprovam o livro didático para o uso dos alunos, c) os professores não participam da produção do material didático da escola, d) o material didático não é muito utilizado pelos docentes. Desta maneira, consideramos que a utilização do livro didático no ensino fundamental pode auxiliar na sistematização e no desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física em suas três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental, contribuindo com o processo de ensino e de aprendizagem e com a construção/consolidação da perspectiva da cultura corporal na Educação Física escolar.

Arquivo