Resumo

Trabalhar com a realidade social carente é um desafio do professor de Educação
Física. A ação do professor deve completar os aspectos sociais fundamentais
inserindo o ensino-aprendizagem através do lúdico, cujas atividades têm a
característica de lazer. O ato de brincar é muito importante para as crianças
pois prazer e satisfação são aspectos que sobressaem como necessidade do ser
humano. Atividades ao ar livre favorecem um estilo novo e motivacional para
as crianças. Músicas e cantigas de roda fazem sempre muito sucesso entre
crianças, assim como as brincadeiras de rua e brincadeiras da atualidade. Para
BROUGERE (1998), o lúdico pode atender a um certo valor formativo, portanto
moral e ético, gerando manifestações essenciais não só no processo de ensinoaprendizagem, mas também surtindo efeitos positivos para a vida do ser
humano.O lúdico é capaz de produzir sensações positivas: emoção, prazer,
expressão corporal melhorada. Partindo desse entendimento, buscou-se através
deste trabalho favorecer a sociabilização de crianças desfavorecidas através de
atividades físico-recreativas, tendo como alvo o crescimento motivacional das
mesmas. O trabalho foi realizado com 150 crianças de faixas etárias diferentes,
na Casa do Caminho São Pedro, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo,
distante 30km da cidade de Manaus, nas manhãs de sábado. Foram
desenvolvidas atividades gímnicas, recreativas, rítmicas e brinquedos cantados,
selecionados por faixa etária. Durante o desenvolvimento do trabalho foi
observado que a pratica do lúdico traz sensações prazerosas o que atraiu as
crianças de varias faixas etárias para a pratica e sua permanência na mesma.
Além de promover a interação professor-aluno e em inter-relação do grupo
pudemos concluir que o lúdico teve papel fundamental para a promoção da
motivação, resultando na notável melhoria da auto-estima das crianças e da
relação com o outro deixando de ser agressiva e passando a ser uma relação
saudável.

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