O Lugar da Educação Física: Estudo Elaborado a Partir da Realidade da Escola Municipal Geo Juan Antonio Samaranch
Por Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari (Autor), Rafael Carvalho da Silva Mocarzel (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Roberto Ferreira dos Santos (Autor).
Resumo
Introdução: O artigo objetiva analisar o lugar da Educação Física a partir da realidade da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch. O estudo sumariza o cenário escolar vigente, nomeadamente a valia da Instituição Escola no contexto fluminense, como panorama de uma reflexão mais abrangente. Método: A investigação caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa de cunho sociocultural. O estudo ocorreu no período compreendido entre os meses de fevereiro e novembro de 2018. A pesquisa utilizou a técnica de Triangulação das informações e a Abordagem multimétodos. A matriz analítica da investigação compõe as lentes teóricas dos sociólogos Norbert Elias e Pierre Bourdieu, conjuntamente com a interpretação indutiva que aflora da Análise Crítica do Discurso. Resultados e discussão: Nesse enquadramento, observa-se que o capital simbólico do Esporte, da Educação Física, antes compreendido como diferenciação social positiva, perdeu espaço na agenda dos homens públicos brasileiros com o término dos megaeventos esportivos. Nesta esteira de pensamento, há fortes indícios que sugestionam que a unidade escolar em voga é apenas o apêndice desse eixo de tensões; o reflexo microssocial do “Negado” dos megaeventos esportivos. Considerações finais: Nessa disposição, identifica-se que a unidade averiguada é uma escola que procura blindar suas práticas enquanto enjeita a anticultura e as forças motrizes que hodiernamente desestabilizam a formação integral dos alunos, principalmente daqueles cuja escola é o único espaço de aprendizagem pedagogicamente orientada. No entanto, o GEO Juan Antonio Samaranch ainda é uma exceção; não retrata o cenário caótico da maioria das escolas municipais do Rio de Janeiro.
REFERÊNCIAS
Almeida, A. P. de. (2012). A escola perante o sedentarismo e a obesidade: Análise das políticas públicas escolares na cidade do Rio de Janeiro. Porto: Alex Almeida. Dissertação de doutoramento apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Alves, M. H. M., & Evanson, P. (2013). Vivendo no fogo cruzado: moradores de favela, traficantes de droga e violência policial no Rio de Janeiro. São Paulo: Unesp.
Barbosa, C. L. de. A. (2011). Educação Física e Didática: Um diálogo possível e necessário. Rio de Janeiro: Vozes.
Barbosa, M. V. (2015). Estudo de caso de uma nova proposta educacional de escola integral vocacionada para o esporte. Niterói. Rio de Janeiro: Michelle Barbosa. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade Salgado de Oliveira.
Bourdieu, P., & Passeron, J. (1978). A REPRODUÇÃO – Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa: Editorial VEGA.
Bourdieu, P. (2007a). A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In P. Bourdieu. (Ed.), Escritos de educação (pp. 39-64). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
Bourdieu, P. (2007b). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk.
Bourdieu, P. (2012). O poder simbólico (16ª ed.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Elias, N. (1939a). O Processo civilizador. Volume 1: Uma história dos Costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (1939b). O Processo civilizador. Volume 2: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (1999). Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70.
Fairclough, N., & Melo, I. (2012). Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha D’ Água, 25(2), 307-329.
Ferrari, C. E. R. de. A. (2014). Asfalto, favela e violência: o processo ensino aprendizagem no cenário da educação física escolar - um estudo de caso. Niterói. Rio de Janeiro: Carlos Ferrari. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade Salgado de Oliveira.
Ferrari, C. E. R. de. A. (2020). O lugar da Educação Física na Escola Cultural. Estudo elaborado a partir da realidade de duas escolas sui generis do Porto e do Rio de Janeiro. F. Carlos Eduardo Rafael de Andrade. Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
FGV. Educação em alvo: os efeitos da violência armada nas salas de aula. Brasil: Rio de Janeiro, 2017. Consult. 29/11/2018, disponível em http://dapp.fgv.br/educacao-em-alvo-os-efeitos-da-violencia-armada-nas-salas-de-aula/
Flick, U. (2004). Uma introdução à pesquisa qualitativa (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Gardner, H. (1983). Estruturas da mente: A Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas.
Gatti, B. A. (2005). Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro.
IPEA. Atlas da violência. Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Brasil: Rio de Janeiro, 2018. Consult. 27/12/2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180604_atlas_da_violencia_2018.pdf
Kunz, E. (1995). A relação teoria/prática no ensino/pesquisa da educação física. Motrivivência/Florianópolis, 7(8), 46-54.
Mattos, D. C. de. (2014). Ginásio Experimental Olímpico: a transformação de uma ideia em um projeto de sucesso. In C. A. F. da. Silva. (Ed.), Aluno – Atleta – Cidadão. Estudos no Ginásio Experimental Olímpico (pp. 107-138). Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora.
Minayo, M. C. de. S. (1994). Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In M. C. de. S. Minayo. (Ed.), Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (pp. 9-30). Rio de Janeiro: Vozes.
Negrine, A. (1999). Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In V. M. Neto., & A. N. S. Triviños. (Eds.), A pesquisa qualitativa na educação física (pp. 61-94). Porto Alegre: Universidade/UFRGS/Sulina.
Pereira, A. L. (2013). Para uma pesquisa no terreno em ciências do desporto. In I. Mesquita., & A. Graça. (Eds.), Investigação qualitativa em Desporto (Vol. 1, pp. 97-119). Porto: FADEUP.
Santos, L. C., & Silva, C. A. F. da. (2020). Consequências da violência armada carioca para as aulas de educação física. Movimento/Porto Alegre, v. 26, e26036, 1-14.
Silva, C. A. F. da. (2013). Mídia, legados e olimpíadas no Brasil. In C. Costa., & C. Silva. (Eds.), Favelasport: Estudos sobre o fenômeno esportivo em comunidades do Rio de Janeiro (pp. 68-93). Rio de Janeiro: SUAM.
Silva, C. A. F. da. (2014). Aspectos Etnometodológicos e Ações Cotidianas no GEO. In C. A. F. da. Silva. (Ed.), Aluno – Atleta – Cidadão. Estudos no Ginásio Experimental Olímpico (pp. 39-58). Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora.
Silva, J. E. da., & Silva, L. F. da. (2014). Representações sobre o aluno atleta cidadão: um estudo no ginásio experimental olímpico. In C. A. F. da. Silva. (Ed.), Aluno – Atleta – Cidadão. Estudos no Ginásio Experimental Olímpico (pp. 11-38). Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora.
Silva, L. F. da. (2017). Percepções dos alunos e professores de Educação Física do GEO – Juan Antonio Samaranch diante das aulas de Educação Física curricular. Niterói. Rio de Janeiro: Leonardo Silva. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade Salgado de Oliveira.
Trajan, A. de. A., Ferrari, C. E. R. de. A., & Silva, C. A. F. da. (2013). Legado ou Negado? Primeiros Impactos dos Jogos Olímpicos de 2016: Desrespeito ao Direito à Moradia na Vila do Autódromo. In C. Costa., & C. Silva. (Eds.), Favelasport: Estudos sobre o fenômeno esportivo em comunidades do Rio de Janeiro (pp. 184-197). Rio de Janeiro: SUAM.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Vago, T. M. O. (1996). O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, 3(5), 4-17.
Valladão, L. F., Osborne, R., & Dutra, M. B. (2013). Infraestrutura da educação física na rede municipal de Niterói. In R. Osborne., C. A. F. da. Silva., & R. F. dos. Santos. (Eds.), Complexidade da educação física escolar: questões atuais e desafios para o futuro (pp. 11-18). Rio de Janeiro: Lamparina editora.
Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos (3ª ed.). Porto Alegre: BooKman.
Zeferino, J. L. B. (2014). Relatos. In C. A. F. da. Silva. (Ed.), Aluno – Atleta – Cidadão. Estudos no Ginásio Experimental Olímpico (pp. 165-178). Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora.