Resumo
O objetivo geral desta Tese é analisar as formas que têm caracterizado as relações da Educação Física com a Educação Infantil, por meio das seguintes dimensões: documentos legais/pedagógicos que orientam as práticas pedagógicas da Educação Infantil em todo o país; produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil; ementas/bibliografias das disciplinas que tematizam a Educação Infantil nos cursos de formação em Educação Física das universidades públicas do país e discursos docentes dos professores que atuam nas redes públicas das capitais brasileiras. Temos como hipótese de que os distanciamentos entre essas diferentes dimensões dificultam que a Educação Física encontre o seu lugar na Educação Infantil, entendendo que esse lugar é expresso pelo papel que essa área do conhecimento ocupa nessa etapa da Educação Básica. Os objetivos específicos são: a) analisar a presença da Educação Física na Educação Infantil a partir dos pressupostos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Curricular Comum; b) discutir a relação da Educação Física com a Educação Infantil, por meio de produções acadêmico-científicas da área e sobre a infância, em interface com os documentos (DCNEI, 2013; BNCC, 2016) que orientam essa primeira etapa da Educação Básica no Brasil; c) identificar, por meio das ementas/bibliografias das disciplinas relacionadas à Educação Infantil dos cursos de formação em Educação Física das universidades públicas brasileiras, os pontos de convergência e de divergência que elas estabelecem com os pressupostos presentes nos referidos documentos; d) compreender, por meio dos discursos, como os professores que atuam nas redes públicas de ensino das capitais brasileiras desenvolvem e fundamentam as suas práticas pedagógicas, convergindo ou não com os achados nas demais dimensões investigadas. A elaboração desta tese concilia dois diferentes métodos de pesquisa: a pesquisa documental-bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) e a pesquisa descritivo-interpretativa (THOMAS; NELSON, 2002). As fontes utilizadas foram: 3 documentos oficiais, 117 artigos científicos, 76 teses/dissertações, 25 trabalhos acadêmicos e as ementas e bibliografias de 30 disciplinas de 18 cursos de licenciatura em Educação Física. Participaram deste estudo, na qualidade de sujeitos da pesquisa, 142 professores de Educação Física que atuam em 10 capitais brasileiras. No processo de análise, os dados dos Capítulos II, III e IV, foram interpretados com o auxílio do software Iramuteq, por meio dos instrumentos da nuvem de palavras e similitudes. No Capítulo IV nos apropriamos das contribuições da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003), com foco no Núcleo Central das Representações (ABRIC, 2003; SÁ, 2002), para examinar as respostas que os participantes deram ao nosso questionário. Conclui-se que o lugar da Educação Física na Educação Infantil está em permanente disputa, permeada por tensões (disciplinarização da Educação Infantil, fragmentação do conhecimento, exclusividade/especificidade do corpo/movimento) e posições (prescrições curriculares para a Educação Infantil, para os cursos de Educação Física e pela comunidade acadêmica na produção científica). Dessa maneira, os sujeitos que integram esse campo (BOURDIEU, 2004) convivem, agem e reagem em função das diversas contingências expressas nos documentos oficiais, na produção acadêmico-científica, nos currículos de formação e nos discursos docentes.