"O mais popular": análise do posicionamento a partir do preço dos ingressos
Por Gustavo Forapani (Autor), Leonardo Kussek de Aguiar (Autor).
Resumo
Entre os objetivos das estratégias de marketing propostas pelas organizações, destacam-se (i) a seleção dos mercados e segmentos que serão atendidos (Slater & Olson, 2001; Varadarajan, 2010, 2015), sendo buscado identificar os consumidores que efetivamente adquirirão os bens e/ou serviços ofertados (Kotler & Keller, 2019), assim como (ii) a definição de como competir nesses mercados (e.g. estratégias de pocionamento, precificação, promoção, entre outras) (Varadarajan, 2010, 2015). Nesse sentido, chama à atenção a campanha promocional realizada pelo São Paulo Futebol Clube (SPFC). Com o slogan “O Mais Popular”, o clube visa desprender-se da fama de elitista, reforçada inclusive por alguns de seus antigos gestores, e alcançar as camadas mais populares de sua torcida, atraindo-as para as partidas em que detêm o mando de campo (Azevedo, 2024; Rodrigues & Lourenço, 2023), ou seja, ampliando a oferta do seu principal produto esportivo, o jogo de futebol (Morgan & Summers, 2008). Diferente de algumas de suas alcunhas anteriores (e.g. “Clube da Fé” e “Soberano”) (Sandre, 2022), o novo apelido não deriva dos resultados esportivos obtidos pelo clube, mas coloca seus torcedores como protagonistas (Azevedo, 2024; Rodrigues & Lourenço, 2023), o que vai ao encontro da centralidade nas pessoas desejada nas estratégias mercadológicas construídas pelas organizações esportivas (Schmidt & Koenigstorfer, 2022) e valoriza as posições de destaque que o clube paulista ocupa no ranking AtlasIntel de maiores torcidas do país (3ª) e entre os torcedores que recebem até três salários mínimos mensais (3ª) (Murito & Sarko, 2023). Tendo em conta esse cenário, é importante verificar se as decisões de precificação adotadas pela organização, são condizentes com suas escolhas estratégicas de marketing (Kotler & Keller, 2019), incluindo as atreladas ao produto esportivo (Rocco Júnior & Moraes, 2021). Assim, questiona-se se os preços praticados pelo SPFC na oferta de seu produto (i.e. partidas pelas diversas competições que disputa), estão alinhados ao posionamento estabelecido pelo clube (i.e. “O Mais Popular”). Objetivos: A partir da classificação dos cinco objetivos de determinação de preços (Kotler & Keller, 2019), busca-se verificar se as partidas do SPFC são ofertadas a preços concordantes com seu posicionamento.