O Marketing do Indie Game: Ama Análise das Estratégias Comerciais dos Estúdios Independentes de Jogos Digitais na Indústria Brasileira.
Por Larissa Rios Franco (Autor), Felipe Ferreira Costa (Autor).
Em 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE
Resumo
Introdução: A ideia de tornar este assunto uma pesquisa científica surgiu após observar o cenário dos desenvolvedores independentes de jogos digitais no Brasil e os desafios que enfrentam para transformar a paixão por criar games em negócio. O setor de jogos eletrônicos no Brasil expande consideravelmente ano após ano, e esse crescimento resulta no surgimento de estúdios cada vez mais especializados em diferentes tipos de gêneros de jogos. Aos poucos ganham espaço nacional e se aproximam do público brasileiro. Em contrapartida, por ser um setor ainda pouco explorado no Brasil como mídia de entretenimento, o seu desenvolvimento é instável. Desenvolvedores vivenciam incertezas em relação ao lucro dos estúdios e, normalmente, buscam auxílio para construir planos de negócio que permitam estabilidade financeira para a continuidade dos projetos. Objetivo: Analisar as estratégias de marketing produzidas por estúdios independentes de jogos digitais no Brasil. Metodologia: Neste trabalho adotamos o uso de pesquisas bibliográficas e documentais para o embasamento teórico do tema abordado, tais como: artigos publicados em sites especializados da área de jogos digitais, vídeos de palestras nos canais de mídia online e informações de jornais, revistas e livros. Para análise das estratégias de marketing adotadas pelos estúdios de jogos digitais, escolhemos o formato de pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionário de entrevista. Resultados e Discussão: Concluímos que a produção nacional de jogos eletrônicos por desenvolvedores independentes está em ascensão, mais ainda é preciso progresso nas estratégias comerciais para a venda dos produtos e visão de marketing para o melhor posicionamento dos estúdios no mercado nacional. Também apresenta o histórico dos jogos digitais no Brasil e a evolução dos games brasileiros no mercado internacional.