Resumo

Objetivo:
Analisar comparativamente o impacto de dois modelos instrucionais no desenvolvimento das habilidades técnico-motoras de três disciplinas do Atletismo, em alunos do 6o ano do Ensino Básico.

Método e resultado:
A amostra foi constituída por 2 turmas com 49 alunos de ambos os gêneros (média de idade = 11,02 + 1,01 anos), uma com 21 alunos instrução conforme o Modelo de Educação Desportiva (MED) e a outra com 28 alunos seguindo o Modelo de Instrução Direta (MID). Em ambas, a Unidade Didática de Atletismo teve a mesma duração, decorrendo ao longo de 10 semanas (20 aulas), foram realizados e filmados testes técnico-motores em 3 momentos diferentes: pré-teste, pós-teste1 e pós-teste2 (tendo em vista avaliar o nível de retenção dos alunos das habilidades ensinadas) que foi levado a cabo 15 dias após. O teste de Wilcoxon revelou diferenças significativas no desempenho dos alunos submetidos aos dois modelos entre o pré-teste – pós-teste1 e entre o pré-teste – pós-teste2, na quase totalidade das variáveis analisadas. Entre o pós-teste1 – pós-teste2, não houve diferenças significativas quer no MED quer no MID. Na comparação entre os dois modelos (MED vs MID), o teste de Mann-Whitney revelou diferenças significativas entre as duas turmas, apenas no pré-teste nas variáveis analisadas.

Conclusão:
Verificou-se que, no MED, os alunos apresentaram à partida menor desempenho nestas variáveis, quando comparados aos alunos submetidos ao MID. Se um dos objetivos dos programas de educação física é promover o desenvolvimento das habilidades motoras tanto o MED quanto o MID podem ser considerados efetivos.