Resumo
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais instituídas no imaginário dos técnicos de natação paranaense sobre o processo de construção de sua formação profissional, buscando identificar os sentidos dados a esse processo de formação por meio dos seus discursos. A Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici, proporcionou as condições teóricas básicas para que se compreendesse o objeto de pesquisa, tomando como referencial as relações estabelecidas entre o fenômeno perceptivo que está constituído entre o mundo objetivo e a subjetividade dos atores sociais envolvidos com o processo. As trilhas eleitas que constituíram o desenho desta pesquisa possuem como princípios norteadores ser uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório com traços de pesquisa participante apresentando o núcleo central e o sistema periférico das representações sociais dos técnicos de natação paranaense. No processo da pesquisa utilizamos a técnica da entrevista semi-estruturada e adotamos a seguinte pergunta deflagradora: O que te levou a ser técnico de natação?. Fizemos uso dos princípios teórico-metodológicos da análise do discurso para a análise dos dados, e utilizamos a abordagem estrutural da teoria das representações sociais, que engloba a teoria do núcleo central proposta por Jean-Claude Abric. A população da pesquisa é constituída por técnicos de natação do Paraná, e o grupo amostral foi composto por 12 técnicos, que foram eleitos de forma intencional, na medida que somente participaram do processo de pesquisa os convocados pela FDAP, período 2006 a 2016 a serem técnicos da seleção paranaense de natação e que participaram de no minímo uma edição do Troféu Brasileiro Chico Piscina de seleções estaduais. Os resultados evidenciaram que a ancoragem do estudo se encontra na beira da piscina, local onde as relações entre os atores se solidificam. É aqui que fica estabelecido o campo de aprendizagem profissional e construção de sua carreira profissional. Os núcleos periféricos que emergiram, são aqueles que servem de protetores do núcleo central, são eles: a) escolha da profissão como técnico; b) campo de formação; c) habilidades e competências do técnico de natação; d) técnicos de natação e a experiência de ter sido atleta ou não; e) formação de técnicos no Parana, e considerações de um programa/escola para formação profissional de técnicos de natação.