O Panorama da Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física de 2001 a 2010: Reflexões a Partir de Pierre Bourdieu
Por Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro (Autor), Luis Aureliano Imbiriba Silva (Autor), Sílvia Maria Agatti Lüdorf (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender a produção científica em Educação Física através da análise de dissertações e teses dos programas de pós-graduação stricto sensu da área recomendadospela CAPES, no período de 2001 a 2010. Os PPGEF selecionados para avaliação foram os das seguintes instituições: USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. A análise dos dados foi realizada a partir da abordagem metodológica proposta por Gaya (2008)- nomotética, interpretativa e intervenção social. Os resultados gerais apontaram a predominância da abordagem nomotética, seguida da interpretativa e não ocorrência para a intervençãosocial. Uma análise a partir de Pierre Bourdieu revela que "as regras do jogo científico" da área têm favorecido a esta construção do cenário científico da Educação Física.