Resumo

Introdução: as aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio podem ser consideradas como problemáticas, por diversos fatores, entre eles, as atitudes dos estudantes. Uma alternativa para se trabalhar essa questão é o modelo de Educação Esportiva, que pode desenvolver os diversos elementos do universo esportivo e contribuir para a formação dos estudantes em relação aos valores e atitudes. Objetivo: analisar o papel da comissão de fairplay em um modelo de Educação Esportiva no Ensino Médio. Método: de natureza qualitativa e longitudinal, os dados foram produzidos por meio de três sessões de grupo focal, realizadas ao final de temporadas esportivas implementadas em uma escola de Ensino Médio, no interior do Estado de São Paulo, entre anos de 2017 a 2019. Por meio de uma análise qualitativa descritiva, os dados foram reduzidos por temáticas semelhantes para posteriormente serem apresentados, ficando a critério dos pesquisadores escolher aqueles que representassem melhor o objetivo da pesquisa, em que foram destavados alguns aspectos positivos e negativos. O projeto foi aprovado pelo Comite de Ética e Pesquisa. Resultados: como pontos positivos, a comissão de fairplay foi indicada como importante para a criação de um ambiente mais harmônico na EFE, em que se buscou aliar os elementos do jogo com valores como o respeito por meio da prática esportiva e ressaltaram que essas questões podem ser levadas para a vida. Contudo, a competição, bem como a cultura de desrespeito dentro das práticas esportivas surgem como elementos negativos, com os quais os estudantes tiveram dificuldade de lidar. Conclusão: a comissão de fairplay pode ser uma alternativa dentro do modelo, e tratando-se das aulas de EFE, pode gerar benefícios, pois permite que os estudantes reflitam sobre suas ações dentro dos jogos a respeito de suas atitudes, positivas e/ou negativas, contribuindo para o andamento das aulas na escola.

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