Resumo

INTRODUÇÃO

O objetivo deste texto é apresentar aspectos de uma pesquisa de doutorado em andamento vinculada ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Estamos no início da análise dos dados que construímos ao longo de 2018. O estudo tem a intenção de investigar as influências do brincar no desenvolvimento da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, nessa perspectiva, identificar e descrever o desenvolvimento das formas de linguagem (verbal e não verbal) dessas crianças durante aulas de educação física, nas relações estabelecidas com seus pares, com os adultos e com os objetos (espaços e equipamentos). Nessa investigação, os pequenos com TEA estão inseridos em grupos de crianças com o desenvolvimento típico, em aulas de educação física. Para tanto, foi criado um projeto de extensão denominado Brincando e Aprendendo. À luz da interpretação parcial dos dados, podemos concluir que uma vez minimizadas as dificuldades de interações sociais dos pequenos com TEA, consequentemente, materializam-se internalizações de condutas culturais mais complexas (acervo da cultura corporal, linguagem gestual e oral, diversificação de interações sociais etc.). Com isso, ampliamos suas possibilidades de humanizarem-se e de se tornarem sujeitos mais independentes em suas relações com o mundo que o cercam.

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