O papel da extensão na gestão da inovação em pedagogia do circo: o caso do cirthesis na universidade federal do Paraná
Por Bruno Barth Pinto Tucunduva (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
O circo é uma arte de crescente popularização na Educação Física (EF). A presença desse saber na formação inicial de professores vem contribuindo para sua difusão no campo de trabalho. Em alguns casos, os projetos de extensão são importantes articuladores para a) participação e engajamento de alunos em estudos temáticos sobre o circo na EF, b) elaboração e teste de propostas pedagógicas específicas para a área, e c) uma forma de avaliar a relevância dessa arte na formação de professores, para possivelmente inclui-la de modo mais amplo no âmbito do ensino (disciplinas temáticas, conteúdo em disciplinas curriculares ou foco de disciplinas eletivas). No caso do Departamento de Educação Física (DEDFIS), da Universidade Federal do Paraná, isso já ocorre há 16 anos. Desde 2002, o circo está presente em atividades de extensão na forma de aulas de iniciação artística e atividade física que atendem a comunidade interna e externa. Ao longo desse processo, houveram diversas propostas de cursos e eventos orientados principalmente por estudantes de EF.