Resumo

No cenário da formação de professores, os casos de ensino aparecem como recurso para acessar inúmeros aspectos correspondentes ao pensamento docente. A produção de casos de ensino, envolvendo situações que ocorrem nas aulas de Educação Física, pode apresentar uma diversidade de elementos relativos aos processos de ensinar e aprender, dentre estes, questões vinculadas aos preconceitos manifestados e/ou incentivados nas/pelas práticas pedagógicas e até mesmo pelas próprias práticas corporais. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi analisar os modos de pensar de professores de Educação Física sobre um caso de ensino. O caso de ensino narrou uma brincadeira relacionada a cores, na qual somente quem tivesse a cor escolhida pelo/a pegador/a deveria se deslocar para o outro lado da quadra. Uma garota pegadora escolheu “cor de pele” e, dessa forma, todas as crianças começaram a correr para o outro lado. Entretanto, a garota que escolheu a cor disse que uma das crianças não poderia ter passado porque era negra. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, deu relevo às narrativas escritas produzidas pelos docentes em um debate coletivo em torno do caso de ensino já informado. Participaram deste estudo 10 professores pertencentes às redes municipal e estadual da região centro-oeste paulista do Brasil. Os resultados revelaram que os professores identificaram a manifestação de racismo entre os estudantes e apresentaram como agiriam em tal caso. Houve reconhecimento da necessidade de intervenção dos professores em situações de preconceito. Dentre as ações sugeridas, apareceram: diálogos com os estudantes sobre situações de preconceito; realização de projetos interdisciplinares sobre as diferentes culturas dos países, como a africana e a indígena; discussões sobre as diferenças de gênero, raça, sexualidade, classe social; aulas com brincadeiras indígenas e africanas e suas construções culturais e de significação; envolvimento dos pais dos estudantes em atividades na escola nas quais o tema das diferenças seja tratado; realização de pesquisas e estudos sobre o racismo com os estudantes. A análise coletiva do caso de ensino foi reveladora do raciocínio pedagógico dos professores que narraram os modos como pensavam e agiriam frente às situações de preconceito nas aulas de Educação Física. Para além disso, a experiência os mobilizou a acessar, externalizar e compartilhar práticas pedagógicas, bem como reconhecer aquelas que já sabiam e realizavam em suas aulas. Por fim, os docentes pontuaram a demanda por políticas públicas e programas de formação continuada docente em prol de reflexões e ações que os ajudem no enfrentamento do preconceito racial em suas aulas e na escola como um todo

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