O Perfeccionismo e o Estado de Humor Impactam Sobre os Comportamentos Alimentares no âmbito da Ginástica Artística de Elite?
Por Clara Mockdece Neves (Autor), Leonardo de Sousa Fortes (Autor), Juliana Fernandes Filgueiras (Autor), Maria Elisa Caputo Ferreira (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 3, 2013.
Resumo
O objetivo foi analisar o impacto do perfeccionismo e do estado de humor sobre os comportamentos alimentares inadequados (CAI) de atletas de ginástica artística. Participaram 56 ginastas com idades entre 10 e 15 anos. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test (EAT-26), o Multidimensional Perfectionism Scale (MPS) e a Escala de Humor de Brunel (BRUMS) para avaliar CAI, perfeccionismo e estado de humor, respectivamente. Os achados não evidenciaram influência significativa do perfeccionismo sobre os CAI (p>0,05), no entanto, o segundo modelo de regressão múltipla indicou influência estatisticamente significativa da subescala fadiga da BRUMS nos escores do EAT-26 (F(1, 49)=5,09; p=0,048). Concluiu-se que embora os comportamentos perfeccionistas não induzam as ginastas aos CAI, o estado de fadiga subjetiva pode predispor estas atletas aos CAI.