O Perfil dos Professores de Educação Física de Escolas Públicas de Seis Cidades da Microrregião do Campo das Vertentes
Por Sara Coelho dos Anjos (Autor), Marcelo Pereira de Andrade (Autor), Vítor Dias de Paiva Timóteo (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com professores de Educação Física que atuam em escolas públicas em seis cidades da Microrregião do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Seu objeto de estudo é a análise do perfil desses professores, os quais se aproximam do que a literatura acadêmica tem apontado, há pelo menos três décadas. Os professores sujeitos desta pesquisa se distanciam da literatura acadêmica, não participam das discussões da sua categoria profissional, têm no esporte o conteúdo central de suas aulas e não conseguem ter um olhar crítico sobre sua formação, já que a consideram boa. O mundo acadêmico tem sua parcela de responsabilidade por essa formação inadequada e pelo afastamento desses profissionais da produção acadêmica. Isso nos obriga a enfrentar os problemas agora, caso contrário, muito provavelmente eles se repetirão nos futuros professores de Educação Física que atuarão em escolas.
PALAVRAS-CHAVE: professores de educação física; prática pedagogia; perfil docente.