O plano educacional individualizado como estratégia de inclusão na educação física escolar: o olhar para as crianças com transtorno do espectro autista
Por Geysa Cachate Araújo de Mendonça (Autor), Hudday Mendes da Silva (Autor), João Paulo Vicente da Silva (Autor).
Resumo
A Inclusão escolar é um processo amplo, que engloba todos os estudantes com quaisquer necessidades de inclusão em escola da rede regular de ensino, ou seja, em sua amplitude a inclusão escolar não se restringe somente as pessoas com alguma deficiência motora, sensorial ou cognitiva, mas a todos os indivíduos no processo educacional. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se encaixam nesse grupo de alunos que necessitam de estratégias específicas para uma permanência eficiente na escola. O Planejamento Educacional Individualizado (PEI), pode apresentar-se como um grande aliado na condução metodológica das aulas, como um norteador da inclusão para estudantes com deficiência. Tem-se por objetivo verificar as implicações do PEI na inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos descritivos e exploratórios, visando desenvolver e aplicar um PEI, construído de forma colaborativa, a fim de promover a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física Escolar. O universo da pesquisa será constituído por Professores de Educação Física da rede de ensino municipal da cidade de Crato-CE, que compreende séries de 1º ao 9º do ensino fundamental. Será utilizado um questionário estruturado construído pela pesquisadora, com intuito de auxiliar os Professores de Educação Física Escolar na busca de informações sobre o estudante com TEA a partir da percepção dos atores envolvidos na escolarização e desenvolvimento do estudante como: o principal responsável familiar, professor da sala de atendimento educacional especializado, professor regente da sala de aula, terapeuta, psicopedagogo, psicólogos, o próprio aluno e demais atores que forem identificados. O instrumento terá questões relacionadas a: 1. habilidades iniciais; 2. habilidades de imitação; 2. habilidades motoras; 4. habilidades de linguagem expressiva; 5. habilidades de autonomia e 6. habilidades de socialização.