Resumo

O presente texto busca investigar o protagonismo juvenil dentro de uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre, contextualizando e investigando as relações da Educação Física com a perspectiva de seu envolvimento com o projeto cidade escola e os significados construídos dentro desse processo. Para tanto, o contexto de onde partem essas reflexões são o projeto cidade escola na modalidade do grêmio estudantil, rádio escola e suas implicações com educação física. Nesse sentido, o intuito é de perscrutar que influências estas representações podem trazer ao educando com o coletivo da escola e a Educação Física. Esta pesquisa no seu primeiro momento esclarece as ações metodológicas realizadas para mapear e socializar tais experiências nesta investigação educativa, buscando aproximação com a pesquisa qualitativa. Esta metodologia prioriza descrever as relações e experiências em conjunto com a hermenêutica do que ocorre com os atores sociais nesse espaço escolar. Com essa base, são empregados alguns de seus pressupostos, como o da observação participante, diário de campo e entrevista semiestruturada. Finalmente, discutimos o “protagonismo juvenil” e suas implicações com o grêmio estudantil, rádio escola e a educação física.

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