O Ponto de Vista dos Professores de Educação Física Sobre o Pibid em Seus Contextos Escolares
Por Marily Oliveira Barbosa (Autor), Flavio Pedrosa de Melo (Autor), Alessandra Sabino de Lima (Autor), Fabio Martins dos Santos (Autor), Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este estudo visa verificar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID para a comunidade escolar. Por sua natureza qualitativa foi utilizada a entrevista semi-estruturada e para a análise de dados usou-se a análise de conteúdo. Foram entrevistadas as tutoras de Educação Física de duas diferentes escolas. Ambas relataram que o programa é um instrumento de valorização das potencialidades existentes nas escolas, como também uma ferramenta de contribuição para a cidadania. Para as escolas do estudo, o PIBID trouxe uma nova maneira de se trabalhar à disciplina, uma vez que trazem para o contexto escolar universitários do curso de Educação Física Licenciatura, que se juntam à experiência dos professores/tutores em busca de aquisições exitosas para a escola. As mudanças de atitudes foram percebidas em todos, corpo docente e discente da escola e também pelos acadêmicos.