O Pós-pandemia: Impactos Cognitivos na Iniciação Ao Futsal
Por Isaac Aparecido Caldeira Rodrigues dos Santos (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Leandro Carlos Mazzei (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Os primeiros contatos de crianças com a prática de esportes, desde que organizados, sistematizados, aplicados e avaliados e abarquem a gama de peculiaridades que demarcam o desenvolvimento infantil, caracterizam a iniciação esportiva, cujo cuidado pedagógico é primordial para confrontar cenários potencialmente tóxicos - como a especialização precoce (SANTANA, 2008; GALATTI, et al., 2014). Objetivo: Relatar a experiência de um professor de futsal, que ministrou aulas de 4 horas semanais para crianças entre 5 e 10 anos no município de Limeira, adequando-se às especificidades do contexto de intervenção. Desenvolvimento: No referido projeto, voltado ao ensino de futsal, foi realizada uma etapa introdutória de “diagnóstico” quanto aos níveis de competências conceituais, procedimentais e atitudinais dos alunos. Inicialmente, a turma foi dividida em duas, conforme faixa etária: uma de crianças entre 5 e 8 anos; outra com crianças de 9 e 10. Alunos da primeira turma, com um nível de perícia apurado, foram remanejados à segunda. Houve considerável incidência, porém, de alunos da segunda turma que passaram a integrar a primeira, uma vez identificadas lacunas quanto à aprendizagem de habilidades motoras e fundamentos básicos do jogo de bola com os pés (GALLAHUE; OZMUN, 2005; FREIRE, 2011). A transição do que Piaget (2011) chama de estágio de desenvolvimento cognitivo pré-operatório, fundamentalmente egocêntrica, ao estágio operacional concreto, comumente ocorrido aos 7 anos parece ter sido retardado. Trata-se de uma evidência dos impactos ao desenvolvimento infantil, decorrentes do isolamento físico e social, entre 2020 e 2021, em função da pandemia de COVID-19. Sugestões: Conseguir interpretar o contexto de aprendizagem permite com que os profissionais consigam realizar adequações didáticas e metodológicas, de acordo às necessidades dos alunos, de modo a fomentar a coordenação, cooperação e, sobretudo, as competências essenciais de um jogo esportivo coletivo, como o futsal.