O Processo de Avaliação da Aprendizagem na Educação Física Escolar: Uma Revisão Literária Entre o Ano de 2009 e 2015
Por Andressa Costa do Nascimento (Autor), Jorge Gouvea (Autor), Renata Pereira Lopes (Autor), Willian Costa de Freitas (Autor), Felipe da Silva Triani (Autor).
Resumo
O estudo descreve sobre a avaliação da aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar. Então, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva que surtiu na compilação de nove artigos nacionais, os quais foram analisados pelo modelo de estudos das Dimensões Novikoff. A discussão acerca do processo de avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar tem promovido avanços no que concerne ao norteamento dos objetivos do ensino e às orientações para aplicações metodológicas dos instrumentos avaliativos, entretanto, considerou que ainda existem debates curtos (quando se compara à enormidade e à complexidade do tema) e não presenciais, fomentados, majoritariamente, por revisões bibliográficas.
REFERÊNCIAS
ALVES, W. F.; SOARES JUNIOR, N. E. Educação física escolar e a avaliação: análise dos trabalhos apresentados no GTT-Escola no período de 1997 a 2005. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15., 2007. Anais... Recife: CBCE, 2007.
ANTUNES, F. H. C.; DANTAS, L. Sistematização do conhecimento declarativo em ed. física escolar da 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Revista bras. de Educ. Fís. e esporte, São Paulo, v. 2, n. 24, p. 205-221.
BAGNARA, I. C. Perspectivas da avaliação na educação física escolar. EFDeportes - Revista Digital, Buenos Aires, ano 16, v. 159.
BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001.
BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BETTI, M. Imagens em avaliação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de EF. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 2, p. 137-152.
CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino da educação física. 2. Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.
DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não participantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de profes- sores didáticos geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
DINIZ, J.; AMARAL, S. C. F. A avaliação na educação física escolar: uma comparação entre escolas tradicionais e cicladas. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 241-258.
FAGUNDES, S. M. K. Experimentação nas aulas de ciências: um meio para formação da autonomia? In: GALLIAZZI, M. C. et al. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Iuji: Unijui, 2007.
FREITAS, J. A.; FILHO, N. T. A avaliação do ensino-aprendizagem na educação física escolar. EFDeportes - Revista Digital, Buenos Aires, 2016, v. 161.
HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Concepções abertas ao ensino da educação física. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1986.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez Editora, 1996.
MACEDO, E.; MACEDO, R. S.; AMORIM, A. C. (Org.). Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam? Campinas: FE/UNICAMP, 2008. p. 4-13.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Editora Hucitec, 9a. ed. revista e aprimorada, 2006.
NOVAES, R. C.; FERREIRA, M. S.; MELLO, J. G. As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção de conhecimento. Motrividência, São Paulo, v. 26, n. 42, p. 146-160.
PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
SANTOS, W. Avaliação na Educação Física escolar: análise de periódicos do século XX.2002. 138 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2002.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA JÚNIOR, M. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em Educação Física: trajetória, orientações legais e implicações pedagógicas. Pro-Posições, Campinas, v. 15, n. 2, maio/ago. 2004.
SANTOS, W.; MAXIMINIANO, F. L. A avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para atuação profissional. Educação em Revista, Vitória, v. 35 n. 4 p. 883-896.
SANTOS, W.; MAXIMINIANO, F. L. Memórias dicentes em ed. Física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 79-101.
TENÓRIO, K. M. R. Propostas curriculares estaduais para ed. física: uma análise de binômio intencionalidade-avaliação. Motriz: Revista em Ed. Física, Recife, v. 18, n. 3, p. 542-556.