Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar o processo de desenvolvimento de talentos paranaenses do atletismo, tendo como suporte a teoria dos sistemas ecológicos de BRONFENBRENNER (1979, 1992,1995). Através de questões norteadoras, buscou-se identificar os atributos pessoais de talentos do atletismo;analisar a trajetória de desenvolvimento dos talentos durante o processo de especialização motora; verificar em quais estruturas administrativas paranaenses a modalidade de atletismo esteve inserida e caracterizar que eventos esportivos influenciaram no desenvolvimento dos talentos. O modelo do estudo foi o paradigma bioecológico, pessoa – processo – contexto – tempo. Utilizou-se para coleta de dados: ficha do informante, entrevista semi-estruturada e o diário de pesquisa, além de documentos. Fizeram parte do estudo, talentos da modalidade de atletismo (14), familiares dos talentos (13), técnicos (7), diretores da Paraná esporte (3) e um secretário de esportes. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo do tipo categoria, através de recortes, enumeração e categorias. Os resultados demonstraram que, a nível de governo estadual, foram evidenciados dois períodos históricos, no primeiro entre mil novecentos e oitenta e três a mil novecentos e noventa, desenvolveram-se programas e projetos que instigaram o desenvolvimento da modalidade de atletismo no Estado do Paraná no segundo, entre mil novecentos e noventa e um a mil novecentos e noventa e oito, caracterizou-se pela falta de continuidade das políticas implantadas, fato que desvalorizou a modalidade do Estado. Este primeiro período, influenciou positivamente os talentos do atletismo durante as fases de especialização e ápice. Os atributos pessoais, biótipo e interesse ressaltaram-se no início da prática motora do atletismo. A busca por atividades, movidos pela força de vontade e necessidade de companheirismo, passando a organizar suas experiências com muita determinação e persistência, foram outros atributos evidenciados nos talentos do atletismo. Verificou-se que professores, técnicos e familiares, parecem ser os agentes motivadores e formadores dos talentos. Quanto ao envolvimento em atividades motoras, notou-se que na fase de estimulação, predominaram as experiências com atividades variadas, na fase de aprendizagem ocorreu a iniciação a várias modalidades esportivas: na fase de prática o atletismo foi caracterizado como a modalidade preferida e na fase de especialização os talentos, dedicaram-se exclusivamente ao atletismo. Face aos resultados, chegou-se as seguintes conclusões: O processo de desenvolvimento ocorreu de forma contínua. A dinâmica da estrutura dos governos estaduais nos diferentes períodos históricos, interferiu de maneira relevante no processo de desenvolvimento dos talentos paranaenses do atletismo; A trajetória de desenvolvimento de cada talento é um processo único, que intimamente relacionado ao processo de treinamento de vários anos, sendo dependente de estruturas administrativas. As experiências nas diferentes fases do processo de especialização motora, estão relacionadas ao interesse e motivação do talento. As evidências demonstram que talento é uma competência pessoal alcançada dentro do ambiente esportivo, alicerçada em quantidades físicas e psicológicas que capacitaram os atletas a obter alto rendimento dentro da modalidade atletismo, entretanto, o macrossistema, parece ser determinante para o ápice do rendimento no atletismo.