O Processo e o Produto da Construção de Um Projeto Curricular Guia à Luz da Base Nacional Comum Curricular
Por Osmar Moreira de Souza Júnior (Autor), Eric Gansella da Rocha (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as etapas de desenvolvimento do Trabalho Processual da Disciplina (TPD) "Educação Física no Ensino Fundamental 2: 5ª a 8ª série", com ênfase na etapa de construção de um Projeto Curricular Guia (PCG) pautado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O TPD foi desenvolvido em quatro etapas, quais sejam, (1) caracterização do perfil do aluno de uma das séries dos anos finais do Ensino Fundamental, (2) planejamento e aplicação de uma aula para uma série do Ensino Fundamental, (3) elaboração de unidade didática sobre filme e (4) elaboração do PCG. As análises das etapas foram referentes ao 7º ano, indicando as características dos alunos, o planejamento de uma aula para essa série abordando na intervenção da mesma a situação problema do bullying. O filme abordado para o 7º ano foi "Menina de ouro" com ênfase nas questões de gênero. Por fim, o PCG elaborado pelo grupo evidencia aproximações e distanciamentos e distorções em relação à BNCC, subvertendo em alguns momentos a lógica de organização proposta pelo documento. Em contrapartida revela-se um importante exercício de proposição de um projeto curricular que dialogue com o documento que brevemente deverá orientar todos os currículos nacionais, demonstrando o protagonismo dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSCar frente aos desafios de se pensar em uma Educação Física inserida de fato no contexto educacional brasileiro.