Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação de professores, a partir da percepção dos alunos residentes de cursos de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa que ocorreu em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Mato Grosso que oferecem cursos de Licenciatura em Educação Física e foram contempladas pela Chamada Pública para Apresentação de Projetos Institucionais - Edital Capes 24/2022, referente ao PRP. Participaram deste estudo 20 estudantes de cursos de Licenciatura em Educação Física, de quatro IES, que participaram do PRP no período de 2022 a 2024. Como instrumento de coleta de dados adotou-se um questionário constituído por questões abertas e fechadas e a análise de dados ocorreu a partir da categorização das respostas, proposta por Gil (2008). Conclui-se que o PRP contribui sobremaneira para a formação profissional, especialmente no que fiz respeito à formação e preparação para o exercício da docência e a aproximação dos residentes ao cotidiano escolar, ainda que seja importante rever a sistematização sobre o acompanhamento dos professores orientador e preceptor, de forma que estejam mais próximos do dia a dia dos residentes na escola.

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