O Programa Olímpico Inspire de Londres 2012 Inspirou Uma Geração? Uma Visão Realista
Por Vassil Girginov (Autor), Otávio Guimarães Tavares da Silva (Tradutor).
Resumo
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 esforçaram-se explicitamente em usar os Jogos para inspirar uma geração. Isto é nada menos do que colocar a reivindicação principal do Olimpismo à prova, mas surpreendentemente o projeto Inspire recebeu praticamente nenhuma análise científica. Usando uma visão educacionalmente formatada da ideia de inspiração, este trabalho interroga as avaliações oficiais do programa Inspire de Londres 2012 a partir de uma perspectiva de avaliação realista, questionando quais são a teoria, mecanismos e resultados do programa. Este artigo também considera a relação entre a evidência, a investigação e a elaboração de políticas no contexto dos Jogos Olímpicos como um projeto educacional. Argumenta-se que as avaliações oficiais do programa Inspire falharam em fornecer respostas às perguntas-chave de por que, como e em que condições ocorreram os efeitos do programa e para quem. Desta forma, eles perpetuam ainda mais os poderes míticos dos Jogos Olímpicos de mudar o comportamento dos jovens por meio do esporte com base em evidências altamente problemáticas. (Trad. Otávio Tavares)