O Resgate dos Jogos e Brincadeiras Populares na Educação Física
Por T. F. Abreu (Autor), D. O. Cupertino (Autor), C. V. Costa (Autor), D. M. Nascimento (Autor).
Resumo
Instituição: Escola Municipal Pio XII
O presente trabalho vem relatar o projeto de resgate dos jogos e brincadeiras populares desenvolvido pela professora da escola Municipal Pio XII, e estagiários de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei no segundo semestre de 2008. Tal projeto objetivou resgatar os antigos brinquedos e brincadeiras que faziam parte do cotidiano infantil da região e foram se perdendo com o tempo, discutindo o processo que resultou essa mudança à luz da abordagem Crítico-Superadora. Com intuito principal de resgatar esses jogos antigos, conduzimos o processo pedagógico tomando como ponto de partida a pesquisa realizada pelos alunos com seus pais e avós, onde indagamos sobre as atividades vivenciadas por eles e por que essas brincadeiras e jogos não faziam mais parte da vida das crianças hoje. As respostas da pesquisa traziam para a aula a vivência das brincadeiras explicadas, a reconstrução dos brinquedos a partir de sucata (entre eles peteca, vai e vem, bilboquê, perna-de-pau, etc) e a discussão sobre sua quase extinção. Alguns pais e professores concederam valorosas entrevistas nas nossas aulas, além das brincadeiras, contaram sobre a infância de seu tempo, que, embora não muito distante da atual, auxiliou com que os alunos percebessem muitas diferenças, como, por exemplo, os brinquedos antigos eram confeccionados pela própria criança ao mesmo tempo em que os atuais são comprados, os brinquedos antigos eram mais divertidos, a violência atrapalha a brincadeira na rua, a tecnologia influenciou diretamente na mudança de hábitos das crianças. Para além disso, obtivemos um retorno muito positivo de pais, que, além de reconhecerem a importância desse resgate, passaram a reviver em suas casas essas brincadeiras com seus filhos, chegando até a construir para eles, os brinquedos de nossas aulas. O projeto encerrou com uma exposição dos brinquedos confeccionados, outros trazidos pela família, fotos do desenvolvimento das aulas e falas dos alunos e dos pais.